quinta-feira, 3 de abril de 2008

A pior crise desde a Grande Depressão de 1929

George Soros afirmou ontem que apesar da recuperação verificada nos últimos dias nos mercados accionistas, estão ainda longe de estarem ultrapassados os efeitos da crise do subprime, sendo portanto de esperar novas quedas nos índices. Ao comparar o actual momento com a Grande Depressão de 1929, Soros vai assim mais longe que Greenspan que por seu turno comparou o actual momento menos bom da economia como o pior desde a 2ª guerra mundial.
O período da Grande Depressão durou cerca de um ano, depois do crash bolsista de Outubro de 1929. Desde 1921 que se assistia a um período de fortes ganhos na bolsa de Nova York com o índice Dow Jones a escalar dos 60 para os 400 pontos. Após o crash, o índice recuaria para os 125 pontos, encetando depois uma lenta recuperação que duraria 26 anos. Só em 1955 o índice americano alcançaria novamente os valores verificados em 1929.
O actual momento bolsista parece ser caracterizado por um evidente período de bear market embora distinto do verificado aquando da Grande Depressão, sem as disparidades especulativas que se verificavam então nos fundamentais das empresas, sem as assimetrias entre os mercados, a bolsa e a economia real.
Depois de um período bull iniciado no ano 2003, após um período de baixa acentuado pelo ataque do 11 de Setembro que fez com que o índice Dow Jones recuasse até aos 8000 pontos, após quase 5 anos de subida, o Dow fixou-se em 2007 num novo máximo de mais de 14000 pontos. Desde essa altura, no final do Verão do ano passado, o mercado apresenta sinais evidentes de tendência negativa no médio prazo.
Actualmente o índice Dow Jones situa-se nos 12550 pontos.

No gráfico os 5 anos de bull-market, e o inicio de um novo período bear... Até quando ?

Metais preciosos

Energia

 

Cont@cto