terça-feira, 29 de julho de 2008

Petróleo desce para 70/80 dólares

O Presidente da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo, cartel responsável por mais de 40% da produção mundial) antecipa uma queda nos preços do petróleo para os 70/80 dólares por barril resultado de uma futura subida do dólar e do aliviar de tensões geopolíticas.
Também o investidor suíço Marc Feber, conhecido como o arauto da “Segunda-feira negra” por ter previsto a maior queda diária de sempre nas acções americanas, em 1987, acredita numa forte correcção a curto prazo no preço do barril, devendo os preços recuar para os 80 dólares. No entanto, após esta correcção, o preço deverá voltar a subir.
Em linha com as previsões anteriores, também os analistas da Pictet preveram em meados deste mês que os preços do petróleo iriam sofrer uma forte retracção no curto prazo.
Estima-se que as actuais reservas de petróleo durem mais 40 anos embora a Agência Internacional de Energia avance o ano de 2013 como aquele onde não haverá capacidade de extracção que consiga satisfazer a procura. E a este nível convém sublinhar que o consumo per capita da China encontra-se actualmente ao nível a que se encontravam os EUA em 1904!
O preço do petróleo atingiu o seu recorde no dia 11 de Julho de 2008 quando tocou nos 147,27 dólares por barril. Actualmente cota nos 121 dólares.

Metais preciosos

Energia

 

Cont@cto