“O total de empréstimos do FED superou a marca de US$ 2 triliões pela primeira vez na semana de 6 de Novembro e aumentou 138% desde 14 de Setembro, quando afrouxou nos requisitos sobre garantias. Para irritação do Congresso e dos analistas, até agora não dá detalhes de quem são os tomadores dos empréstimos nem do que aceita como garantia.“
Onde estavam o FED, o BCE, o FMI, BEI e outros bancos Centrais importantes do sistema financeiro mundial (Inglaterra, Suiça, Japão, China, Brasil, Russia, Itália, Canadá), como e o que estavam a fazer nos últimos doze meses do ano?
Estavam a cobrar juros altíssimos aos assalariados nos créditos hipotecários e outros.
Quando houve a especulação sobre as "commodities" (trigo, soja, ouro, petróleo, arroz, etc), porque não começaram a baixar aí as taxas de juros como têm feito apressadamente, umas em cima das outras, desesperadamente nas ultimas semanas ?
Porque estiveram a distribuir cerca de 20 triliões de dólares pelas empresas e bancos, não os distribuindo por quem realmente precisava de apoio para investir e dar um grande choque mundial nas economias.
Observe-se qual a postura dos governos: apoiar as indústrias que criam emprego e produzem riqueza. Mas se as industrias produzissem riqueza e emprego com salários dignos, não estariamos nesta situação, as pessoas teriam condições para saldar as suas dívidas e não estariam na banca rota.
Esta "indústria" produzia riqueza e lucros absurdos para alguns não os distribuindo equitativamente pelos seus empregados, os que realizavam o trabalho, davam o seu suor, o seu tempo, o seu intelecto e agora são esses ou seja nós que vamos pagar a factura através dos nossos impostos e dar origem a uma nova dívida que será paga daqui a cinco ou seis gerações.
Estamos a falar de um modelo económico falido e injusto que nos trouxe até aqui e que os nossos governantes querem salvar. Um modelo que não funciona, não serve para a maioria dos cerca de 6 biliões de pessoa que habitam este planeta, um modelo que desperdiça e destrói os recursos naturais do planeta.
As indústrias fomentadas para manter o sistema a funcionar devem ser abandonadas, devemos tirar partido de toda a nossa criatividade nas diversas áreas da ciências e criar um novo paradigma para a humanidade, onde o conhecimento, a sabedoria, os recursos que ainda nos restam (água, florestas, flora, fauna, vida marinha, montanhas, rios, oceanos, vida animal) povos e etnias devem ser preservados, tesouros que como tal devem ser tratados.
Os governos de todos os países, principalmente os que pertencem ao G20, deviam estar conscientes que o mundo não pode continuar igual após este momento único da história. A humanidade já conseguiu ultrapassar muitas adversidades como as verificadas nas grandes guerras e agora com mais conhecimento, mais tecnologia, mais sabedoria tem a oportunidade de mudar. E qual será a história que irão contar daqui a dez, quinze vinte anos, quando falarmos da Grande Crise de 2008 ? Quem liderou, quem tomou as medidas que salvaram o mundo, quem impediu que a humanidade não saltasse para o abismo e a autodestruição ? Essas serão as pessoas que ficarão para história. Podemos ser nós.