Considerada pela revista CARTEIRA uma oportunidade de investimento, a Blue Nile (NILE) é uma empresa cotada no Nasdaq especializada na venda online de diamantes e joalharia de luxo. As receitas anuais do site Blue Nile, criado em 1999, já ascendem aos 200 milhões de dólares anuais. Apesar de vender artigos que, dado os montantes envolvidos, tradicionalmente se adquirem presencialmente, a Blue Nile tem já clientes em mais de 30 países, incluindo Portugal, e as vendas não têm parado de crescer. Embora a crise financeira tenha afectado a sua performance em bolsa, estando a desvalorizar mais de 50% nos últimos 12 meses, as vendas da empresa atingiram os 50 milhões de dólares no ultimo trimestre, um valor 2% superior ao registado em igual período do ano passado.
A Blue Nile é líder no seu segmento, tendo atingido grande notoriedade pela qualidade e originalidade da joalharia que vende, podendo igualmente esta ser personalizada de acordo com as instruções do comprador.
Com o florescimento da classe média nos países asiáticos, como a Índia e principalmente a China, países com grande apetência por artigos de joalharia e um crescente poder de compra, a Blue Nile pretende tirar partido deste mercado apostando na sua internacionalização.
Recentemente os administradores da Bluen Nile investiram eles próprios na empresa adquirindo mais de 300 mil dólares em acções.